segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Curso Introdução à Educação Digital - Linux Educacional

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ª CRE, iniciou no mês de junho/2008, curso de formação de professores da rede pública estadual, Introdução à Educação Digital - Linux Educacional 2.0, que faz parte do programa de informatização e capacitação de professores da rede pública (proinfo integrado), oferecido pelo MEC, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. Após formação ocorrida em Brasília, com formadores representantes de mais de 30 NTEs do RS, cada núcleo iniciou o referido curso.
O NTE Rio Grande/18ª CRE, vinculado a Central de Atendimento Tecnológico à Educação (CATE), distribuiu os professores inscritos nos 3 turmas e 6 turmas, de acordo com o interesse e disponibilidade de horários de cada um.
A preferência é para professores das escolas que tenham recebido Laboratórios de Informática Educativa (LIEs), também chamado de Sala de Aula Digital.
O NTE/18ªCRE, com base na realidade local, adaptou o cronograma de atividades para 6 turmas com cerca de 20 professores cursistas cada, divididos em 3 turnos (2 turmas por turno). São 5 turmas em Rio Grande e uma no Chuí. O curso é composto de 40 horas, sendo que 20h são presenciais, no laboratório do NTE, e 20 horas a distância em sistema operacional Linux (software livre). Durante essa etapa foram vistas noções básicas de ambiente Linux Educacional 2.0, distribuição feita especificamente para a educação, onde constam aplicativos do MEC, do portal Domínio Público, da TV Escola e do Rived, além de jogos educacionais. Posteriormente, foram ministradas aulas de Writer (editor de texto similar ao Word); Calc (similar a planilha de cálculo Excell); Impress (equivalente ao Power Point, para apresentação de slides); além uso do Navegador de Internet Iceweasel (similar ao Internet Explorer) e da construção de blogs (diários virtuais) para professores, chat e forum.
Nesta semana, compreendida de 18 a 22 de agosto, concluiremos o curso de Introdução à Educação Digital.
Em setembro, será oferecido o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h), sendo metade desta presencial e a outra a distância, para os professores já previamente inscritos que atuam nas escolas que receberam laboratórios de informática educativa (LIEs) do MEC. De acordo com a demanda, outras turmas poderão ser formadas, já que tal capacitação será continuada, como forma de proporcionar recursos aos educadores para o uso pedagógico dos equipamentos tecnológicos que as escolas tenham ou que venham a receber.
São integrantes do NTE/18ªCRE, a profª. Dulcinéa Costa de Castro, coordenadora do NTE e especialista em Educação a Distância, e os multiplicadores em informática educativa e especialistas em TCI's na Promoção da Aprendizagem, Janaina Senna Martins e José Antonio Klaes Roig.
Link abaixo para notícia do curso de Introdução à Educação Digital, em jornal local


Observação: Imagem acima, da capa do Jornal Agora, de Rio Grande - RS, destacando os cursos promovidos pelo NTE Rio Grande/18ª CRE.

Nenhum comentário: